domingo, 17 de maio de 2009

Essa tal liberdade!



Essa tal liberdade!


Essa tal liberdade que tanto procuramos, mas que nem sempre ousamos encará-la por não entendermos seu significado, depende do aqui e agora.
O pano de fundo das nossas ações pode estar relacionado com nosso passado, e sempre voltado para nosso futuro.
Deixar o presente passar desapercebido é o que pode nos levar as angústias e medos.
Quando tomamos posse do agora, podemos encarar e enfrentar o resultado, sem nos sentir vítimas, nos responsabilizando, tomando posse das nossas decisões.
Esse diferencial é de enorme importância, observar nossos atos desejados, nos ajuda a aprender e a compreender até onde e como podemos ir, aprendendo nossos valores com as próprias experiências.
Esse momento de agir, colocar-nos em ação, é ter o poder sobre nós mesmos. Isso é uma condição de amadurecimento de forma inteligente, porque no agora estamos de fato, vivendo e vivenciando a realidade.
Normalmente nos pegamos querendo "remodular" o passado ou "controlar" o futuro e assim não percebemos o presente.
Provavelmente seja nesse momento que nos perdemos na incompreensão da nossa impotência, assim nos entregamos a jogar para o destino os resultados da vida, como fatalidades ou determinismo.
Passamos a viver a neurose da frustração de que, o que passou não foi o que desejamos, e por isso o futuro estará comprometido, como se soubéssemos que, o que desejamos traria algo de diferente para nossos planos. Geramos com isso uma forma de conformismo e desânimo.
Viver o agora é somente o que nos cabe, da maneira que podemos, como nosso caráter nos permite, para assim enfrentarmos com maturidade o que virá, desenvolvendo a habilidade de responder para nós mesmos, podendo assumir nossas ações de coração aberto.
Diante disso podemos nos tornar mais fortes e responsáveis de fato, tomarmos as rédeas de nossa vida, sem nos lamentar, enfrentando os resultados.
Enquanto estivermos ocupados vivendo a vida, estaremos agindo com a vida e para vida.

Nenhum comentário: